Muitas pessoas que tem o sonho de morar em Portugal, nos procuram com dúvidas de como iniciar o planejamento de imigração. Por isso, criamos esse guia rápido que pode lhe ajudar a dar os primeiros passos na concretização do seu sonho.
O primeiro passo certamente é iniciar o quanto antes o seu planejamento de imigração. O planejamento é fundamental em um processo imigratório, tendo em vista todas as questões que estão inseridas neste processo como: a questão financeira, as documentações necessárias no processo, a preparação psicológica para a mudança de vida, o desapego dos seus bens no seu país de origem, a busca de uma nova moradia, dentre outras. É necessário que você se prepare muito bem e com a máxima antecedência possível do período que pretende mudar de país.
Antes de iniciar qualquer procedimento, é importante definir o seu objetivo no novo país: estudar, trabalhar, estudar e trabalhar, empreender, viver de renda… Por que você deseja morar em Portugal?
A definição do objetivo é importante, pois norteará o caminho que você precisará percorrer para realizar a sua imigração com sucesso. Além disso, esse objetivo precisa estar bem definido e ser sempre lembrado caso você tenha qualquer dificuldade na adaptação no novo país (o que é normal).
É importante que você realize um planejamento completo com relação à documentação que você precisará providenciar no Brasil e em Portugal, à reserva financeira que você precisará ou ainda, quanto à preparação psicológica, que também é muito importante.
Todas estas etapas fazem parte do planejamento de imigração e devem ser realizados por quem deseja mudar de país.
Outras questões a serem analisadas no planejamento são: o clima, se prefere uma região mais quente ou mais fria; conhecer melhor e pesquisar sobre a cultura do país; o idioma, no caso da mudança para Portugal, apesar do idioma ser o português, a adaptação no início pode ser difícil para os brasileiros em razão da diferença no vocabulário.
Com relação ao planejamento financeiro, é importante que você saiba o custo de vida médio da região na qual deseja morar. Os custos com arrendamento (aluguel), alimentação e outros variam de acordo com a cidade.
É importante que você saiba que as regiões centrais, como Lisboa e Porto, oferecem mais opções de emprego e lazer, porém são regiões mais caras em comparação às demais regiões. Por isso, pesquise bastante sobre a região que você deseja morar.
Caso precise de apoio jurídico para realizar o seu planejamento de imigração ou caso necessite de assessoria jurídica para o seu processo de mudança para Portugal, entre em contato conosco diretamente pelo WhatsApp clicando aqui ou preencha o nosso formulário.
Siga-nos no Instagram para mais conteúdos exclusivos.